sábado, 9 de outubro de 2010

TRABALHO DE HISTÓRIA

ALUNOS: 1° “E”

Vinicius Marques Matheus Silva
Rogério Ferreira José Euripedes
Victor Cardoso Thiago da Costa
Vander José Rodrigo Pires


Fatos marcantes na política mineira


1746-2010



1746
1746 - Tiradentes ou Joaquim José da Silva Chavier, nasceu na Vila de S. João Del Rey, na Fazenda Pombal, atual Tiradentes em 1746 e criado em Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais. É aclamado como o líder do movimento da Inconfidência Mineira.


De Palácio Tiradentes - Páginas da web relacionadas
www.riohistorico.com.br/index.php?option ...

1789
1789 - Foi em 1789, no estado de Minas Gerais no Brasil, o objetivo da inconfidência minera era separar Minas Gerais de Portugal devido a exploração dos portugueses. O principal líder era Tiradentes. Uma conseqüência da Inconfidência foi oa morte de Tiradentes, pois dos lideres, ele era o único que não tinha dinheiro para pagar sua "vida".



De INCONFIDÊNCIA MINEIRA - Páginas da web relacionadas
www.maristas.com.br/colegios/assuncao/pags ...

1842
1842 - Foi companheiro de idéias e conviveu com o grande líder político mineiro Teófilo Otoni na revolução liberal de 1842. Esteve à frente do executivo municipal nos últimos anos do império. Carlos de Paula Andrade (1860 - 1931) Fazendeiro itabirano, seu quinto e penúltimo filho é o poeta Carlos Drummond de Andrade.



De Atlas Municipal de Itabira - Páginas da web relacionadas
www.calameo.com/books/00000416994b35665df61

1930
1930 - Iniciando uma campanha nesse sentido, e cada vez mais pressionados pelo povo, que exigia as mudanças indispensáveis para o Estado prosseguir na trilha do progresso, os líderes paulistas tentaram negociar primeiro com o próprio caudilho e, depois, com os líderes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, visando à entrada em vigor de uma Constituição que trouxesse para o cotidiano os ideais de 1930 e que regulasse, sob o manto da lei, as ações de governo.



De Nove de Julho
www.quemtemsedevenha.com.br/nove_de_julho.htm
5.
5 1964
29 abr. 1964 - Os líderes políticos locais organizaram um movimento reivindicatório, objetivando sensibilizar o governador de Minas Gerais Magalhães Pinto, a autorizar a emancipação de Ipatinga. Depois de várias articulações políticas e com muito esforço, a emancipação acabou ocorrendo em 29 de abril de 1964.



De … na Avenida Vinte e Oito de Abril no município de Ipatinga - Minas Gerais …
www.monografias.brasilescola.com/geografia ...
6.
2006
1 out. 2006 - Líder disparado nas pesquisas de intenção de votos, o governador de Minas Gerais , Aécio Neves (PSDB), 46, foi reeleito para um novo mandato .

De Diário de Cuiabá - Páginas da web relacionadas
www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=267814
7.
2008
20 jun. 2008 - O Paraná é o sexto estado brasileiro que mais aplicou multas a motoristas embriagados durante a vigência da lei seca, desde 20 de junho de 2008. Foram 374 autuações, segundo dados divulgados ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Minas Gerais é o primeiro do ranking, com 855 multas. Em autuações por quilômetro de rodovia federal, o Paraná supera o líder: enquanto Minas aplicou uma multa a cada 5,8 km, o Paraná fez uma multa a cada 2,9 km.



De COPAVA - Discussões - Páginas da web relacionadas
www.copava.com.br/blog/modules/discussoes ...

2009
2009 - Ao eleger Rodrigo Paiva, no ano de 2009, como Líder Empresarial do Estado de Minas Gerais, em uma eleição que cobriu todo o território brasileiro, os 26 mil eleitores expressaram o reconhecimento à sua destacada liderança.



De Paiva Piovesan -
www.paiva.com.br/paiva/press/24112009.html
9.
2010
Antônio Anastasia foi reeleito como Governador do Estado de Minas Gerais
Política do café com leite
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A política do café-com-leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.
Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista (PRP), e do Partido Republicano Mineiro (PRM), que controlavam as eleições e gozavam do apoio da elite agrária de outros estados do Brasil.
Instalou-se o poder dos governadores dos estados (Política dos Governadores), que tinham grande autonomia em relação ao governo federal e se articulavam para escolher os presidentes da repúblicas que tinham mandato de 4 anos sem direito a reeleição. Os presidentes e governadores tinham a prerrogativa de destituir (as chamadas "degolas") os deputados e senadores eleitos que não lhes fossem afeitos através das Comissões de Verificação dos Poderes, que existiam nos congressos estaduais (atuais assembléias legislativas estaduais) e no Congresso Nacional. O voto não era secreto, o que tornava o voto a cabresto e a fraude eleitoral práticas comuns. Às articulações de bastidores visando a escolha do candidato a presidente chamou-se política do café com leite.
Este período iniciou-se após a fase republicana denominada República da Espada (1889-1894)- que teve como presidentes Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto e seu final foi determinado pela Revolução de 1930, com a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder.
As cicatrizes desta política foram profundas e determinam até hoje o andamento do país através de modificações permanentes que diferenciam desde então o federalismo no Brasil de como esse sistema funciona no restante dos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos, seu maior propagador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário