quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Amanda Cristina Rovalho
Bruna Belotto Costa
Camila Campos dos Santos
Gabriel Rezende Lima Bernardes
Mariana Lima Silva
Nilton César

Mercantilismo

É o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionalista.

Práticas Mercantilistas

Metalismo
Também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. Sua teoria remete ao período da Idade Moderna (séculos XV a XVIII), onde o metal era valorizado como moeda de troca, muitas vezes sendo confundido como moeda ou capital.

Balança Comercial Favorável
Um dos meios utilizados pelo Estado para acumular metais era procurar manter uma balança comercial favorável. As exportações deveriam superar as importações, promovendo o enriquecimento do Estado.

Protecionismo
Para que a balança comercial fosse favorável, o Estado deveria incentivar a produção de artigos (principalmente manufaturados) que pudessem concorrer vantajosamente no exterior, evitar a saída de matérias-primas e dificultar a importação de produtos concorrentes, protegendo, assim, seu mercado interno e o de suas colônias.

Intervenção Estatal
O intervencionismo do Estado era significativo nesse período. Verificava-se essa intervenção na fixação de tarifas alfandegárias, no estimulo as empresas manufatureiras e ao industrialismo. No controle sobre preços e sobre a quantidade de mercadorias comercializadas, entre outras medidas.

Tipos de Mercantilismo

O mercantilismo na Espanha, por exemplo, foi acentuadamente metalista, devido à grande quantidade de ouro e prata obtida de suas colônias na America.
Na França o mercantilismo foi denominado colbertismo (termo derivado do sobrenome do ministro das finanças, Colbert). Procurou-se desenvolver a indústria manufatureira, utilizando matérias-primas das colônias.
Na Inglaterra as praticas mercantilistas envolveram inicialmente o fortalecimento do comercio, com o controle do transporte marítimo dos produtos que saiam dos portos ingleses ou lá entravam. Com uma poderosa marinha, os ingleses passaram a dominar o comercio internacional e, posteriormente, desenvolveram a indústria, começando pelo setor têxtil.

Sistema Colonial

As políticas mercantilistas estiveram vinculadas à exploração colonial, que marcou a conquista e a colonização de toda a America Latina, alem de regiões da Ásia e da África.
O sistema colonial mercantilista consistia na relação entre metrópole e colônia, na qual:

*Metrópole: era o pais dominador da colônia;
*Colônia de Exploração: era a região dominada pela metrópole;
*Pacto Colonial: era o domínio político- econômico da metrópole da colônia;
*A Regra Básica Do Pacto Colonial: era a restrição da produção da colônia estritamente ao que a metrópole não tinha condições de produzir. Ou seja, a colônia não podia concorrer com a metrópole. Sua função era servir ao enriquecimento da metrópole.

Características Básicas
O colonialismo, como sistema de dominação, insistiu a produção complementar e o monopólio comercial na relação entre colônia metrópole.
A economia da colônia era organizada em função da metrópole; A colônia deveria complementar a produção ou satisfazer os interesses da metrópole, sem desenvolver uma produção voltada para seus interesses internos.
Um monopólio comercial foi instrumento essencial para que a metrópole controlasse a vida econômica da colônia. Com o direito exclusivo de realizar o comercio com a terra colonizada, a metrópole comprava os produtos da colônia pelos mais baixos preço e lhe vendia mercadorias pelo mais alto preço.

Colônias de Exploração e de Povoamento
A colonização da America iniciada no sec. XVI, não foi igual em todas as partes do continente.
Na colonização do continente americano, estabeleceram-se dois tipos básicos de colônias:
*de exploração- tipicamente enquadradas na estruturas do sistema colonial mercantilista. Exemplo: Brasil e varias regiões da America Latina, colonizadas por Espanha e Portugal;
*de povoamento- não se enquadraram no sistema colonial. Exemplo: Norte e Centro dos Estados Unidos, colonizados por migrantes ingleses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário